quinta-feira, 9 de março de 2023

MARIA JOAQUINA DE SOUZA

 



Maria Joaquina de Souza (Maria Correia), nascida no dia 04 de dezembro de 1927, no Sítio do Carmo, município de Mossoró; filha do senhor Manoel Correia de Melo e dona Joaquina Maria da Conceição. Ela casou-se em 1948, com o senhor Antônio Caetano de Souza e, desse enlace, nasceram os seguintes filhos: Francisco Antônio de Souza, Manoel Francisco de Melo Neto, Antônio Maria de Souza, Maria Leide de Souza, José Maria de Souza, Maria das Graças de Souza, tendo adotada ainda uma criança do sexo feminino, a qual deu o nome de Maria Leite de Souza. Dona Maria Correia só tinha o ensino primário, mas foi parteira durante 54 anos, sempre fazia os partos nas residências da zona rural e urbana de Mossoró. Esta senhora residia na Rua Venceslau Braz, N° 1628, bairro Barrocas. Além de ser parteira, também foi uma grande líder comunitária, onde exerceu o cargo de presidente do Conselho Comunitário de Barrocas I. Sendo ela presidente no período de 1991 a 1994. Foi uma grande mulher onde sempre lutou pelos benefícios de seu bairro e trabalhou em toda sua vida sempre a favor dos mais humildes, onde ficou conhecida como a parteira e a médica dos pobres, um trabalho que sempre exerceu com todo carinho. Ela faleceu em sua residência de infecção generalizada, no dia 05 de fevereiro de 2007 e foi sepultada no Cemitério São Sebastião.

FONTE – LIVRO MOSSORÓ-RN – FATOS CRONOLÓGICOS, DE LINDOMARCOS FAUSTINO

HOSPITAL DA MULHER PARTEIRA MARIA CORREIA


 O novo Hospita Parteira Maria Correia foi inaugurado em 30 de dezembro de 2022

HOSPITAL PARTEIRA MARIA CORREIA

 


EM 09 DE MARÇO DE 2012 – Inauguração do Hospital Materno Infantil Maria Correia, pela Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Dra. Rosalba Ciarlini Rosado, no antigo prédio onde funcionaram os serviços da Unimed, na Rua Aproniano Martins de Oliveira, bairro Nova Betânia, que foi reformado durante 60 dias para dar lugar à nova maternidade da cidade. Os oradores daquela noite foram o Secretário do Estado da Saúde, Domício Arruda Câmara Sobrinho; em seguida, falou a prefeita Municipal, Maria de Fátima Rosado Nogueira; deputado federal Henrique Eduardo Alves; senador José Agripino; deputado estadual Ricardo Mota; deputado estadual Dr. Paulo Davim e, por último, fez o uso da palavra a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Dra. Rosalba Ciarlini Rosado. Estiveram ainda presentes à solenidade as seguintes autoridades: a vice-prefeita Ruth Ciarlini; deputado federal Felipe Maia; deputado estadual Gustavo Fernandes; Betinho Rosado; Dr. Cury; Carlos Augusto Rosado; Juiz Cornélio Alves; os vereadores: Cláudia Regina, Maria das Malhas, Ricardo de Dodoca, Claudionor dos Santos, Chico da Prefeitura, José Bezerra, Flávio Tácito e Daniel Gomes; também ainda estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Baraúna, Aldivon Nascimento; de Governador Dix-Sept Rosado, Lanice Ferreira; de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista; de Upanema, Maristela Freire; Maria Goreti da Silveira Pinto, Apodi; Rafael Freire, Tibau; Ivan Lopes Júnior, Assu; subsecretária de Saúde, Dorinha Burlamaqui; o magnífico reitor da UERN, Dr. Milton Marques de Medeiros e familiares da homenageada. A benção do prédio foi dada logo após o encerramento dos pronunciamentos, pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Flávio Augusto Forte Melo. O Hospital da Mulher iniciou suas atividades no dia 12 de março, a partir das 07h00 da manhã. O referido Hospital da Mulher recebeu o nome de Maria Correia, uma justa homenagem à líder comunitária do bairro Barrocas, que pelas mãos dessa parteira popular, muitos mossoroenses chegaram ao mundo. Este Hospital fechou suas portas no dia 30 de setembro de 2016, data em que a cidade de Mossoró comemora a liberdade.

FONTE –  LIVRO MOSSORÓ-RN - FATOS CRONLÓGICOS, DE LINDOMARCOS FAUSTINO

MARIA JOAQUINA DE SOUZA

  Maria Joaquina de Souza (Maria Correia), nascida no dia 04 de dezembro de 1927, no Sítio do Carmo, município de Mossoró; filha do senhor...